Câmara vota em primeiro turno projeto que trata da redução do número de vereadores

Publicado em 23/06/2020 às 14:15 - Atualizado em 23/06/2020 às 14:15

A Câmara de Vereadores de Itapiranga, em primeira votação, apreciou o projeto de emenda à Lei Orgânica do Município, propondo a redução do número de vereadores de 11 para nove. A matéria esteve em pauta na sessão virtual desta segunda-feira (22). Com sete votos favoráveis e quatro contrários, o projeto foi rejeitado porque não teve dois terços de votos. A favor da redução se posicionaram os vereadores Afonso Niehues, Afonso Utzig, Alexandre Siqueira, Daniela Vogel, Fábio Hahn, Loni Heckler e Vanderlei Anschau. Foram contra a redução os parlamentares Aloísio Kessler, Ani Haas, Érico Giehl e Gelson Petry.

O presidente da Câmara, vereador Alexandre Siqueira, explica que por se tratar de uma alteração na Lei Orgânica, além dos dois terços de votos, a matéria também deve ser votada em dois turnos, respeitado o intervalo de 10 dias entre a primeira e segunda votação. Alexandre destaca que este projeto vem tramitando desde o ano passado, quando foi protocolado com o apoio de nove parlamentares após a realização de audiência pública. Segundo o presidente, se a proposta de emenda à Lei Orgânica do Município fosse aprovada, a mesma somente teria efeito nas eleições municipais previstas para 2024.